Tipos de soldagem: conheças as principais técnicas
Conhecer os tipos de soldagem é fundamental para utilizar a técnica mais adequada nos processos de união de materiais metálicos. Com a aplicação correta, os profissionais conseguem executar os trabalhos com mais praticidade e eficiência.
No cenário atual, há métodos eficazes para atender a demanda em vários setores, como indústrias em geral, construção civil, automotiva, entre outros. Saiba mais sobre os principais tipos de soldagem e como funcionam no blog da Loja do Mecânico.
Principais processos de soldagem
Apesar de existirem outras formas de ligar metais, termoplásticos e madeiras, sem dúvidas, a soldagem é um dos meios mais eficazes. Entender sobre as técnicas disponíveis no mercado faz toda diferença. Veja as principais:
Solda MIG
O processo de solda MIG é conhecido por proporcionar alta produtividade e, ainda, é fácil de aprender em comparação a outras técnicas. A sigla vem do inglês e significa “gás de metal inerte”.
A soldagem pode ser feita em chapas metálicas de média e grande espessura, além de peças de aço, tubos e perfis. O trabalho é realizado por meio de um processo automático e semiautomático. O profissional utiliza um tipo de gás como proteção e um arame como eletrodo.
Esse método é amplamente utilizado na fabricação de estruturas metálicas, para preencher eixos de ônibus, empilhadeiras e caminhões. Como as possibilidades de aplicações são amplas, ainda pode ser usado para processos de soldagens industriais em geral.
Solda TIG
A próxima técnica é a solda TIG, que se destaca pela precisão e qualidade, aumentando a confiabilidade na indústria alimentícia, química, de gás e óleo. Para produzir a solda, os profissionais utilizam um eletrodo de tungstênio não consumível.
Já o gás utilizado normalmente é o argônio, devido às suas propriedades e por ser compatível com diversos tipos de metais. Além disso, esse processo de soldagem é amplamente aplicado em alumínio, cobre, aço inoxidável, entre outros.
Solda a laser
Esse processo é um dos tipos de soldagem mais avançados e aplicados em diversos setores que fabricam equipamentos médicos, aeroespaciais e joias finas. A técnica pode ser feita por meio de condução térmica ou de fechadura.
Na primeira, um feixe de laser aquece a superfície do material para produzir soldas que não precisam de alta resistência. Esse processo é realizado por um laser abaixo de 500W de potência e produz soldas estéticas e lisas.
Já na técnica de solda a laser de fechadura, o feixe aquece a superfície do material até o ponto de vaporização criar um estado parecido com a técnica de plasma. Nesse método, a temperatura fica acima de 10.000K, e a potência do laser é superior a 105 W/mm2.
Solda de plasma
Semelhante à técnica TIG, a solda de plasma também utiliza gases inertes e eletrodos não consumíveis, mas possui algumas diferenças. A principal é que a ponta do eletrodo fica dentro de um bocal. Dessa forma, separa o gás de proteção do gás de plasma.
Esse é um dos tipos de soldagem vantajosos para as indústrias com produções de grande escala de metais, como titânio, alumínio, zircônio, entre outros. Além disso, a técnica oferece menor possibilidade de contaminação dos materiais.
Eletrodo revestido
Por ser simples e versátil, esse processo pode ser aplicado em diferentes tipos de metais e ligas. Como a máquina de solda é compacta e leve, também é fácil de transportar, facilitando a rotina de trabalho dos profissionais.
Outra vantagem interessante é o custo, pois o equipamento utilizado é simples e econômico comparado aos usados em outras técnicas de soldagem. O eletrodo revestido também possui várias possibilidades de aplicação, que incluem ferro fundido e outras ligas.
Então, é comumente utilizado para reformar e fabricar portões, grades e estruturas metálicas. Além disso, não é necessário utilizar um cilindro de gás, e a soldagem pode ser feita em locais abertos.
Arame tubular
Cada vez mais popular, o arame tubular oferece alta produtividade, versatilidade e velocidade, gerando economia. Esse material é utilizado na técnica de arco elétrico e se destaca pela alta qualidade nas soldagens.
Ele também é vantajoso por criar juntas de solda precisas em aplicações que envolvem aço de baixo carbono e outros materiais resistentes. Além disso, trabalha em todas as posições com eficiência.
Qual o melhor tipo de soldagem?
É importante ter em mente que não existe o melhor método de soldagem, no entanto, é importante considerar alguns fatores para fazer a escolha ideal. O primeiro é entender que cada técnica funciona melhor com determinados materiais.
Por exemplo, a solda MIG é recomendada para metais não ferrosos, como cobre e alumínio. Já a TIG pode ser aplicada na maioria dos metais com eficiência. Outra questão importante é a espessura do material que será soldado, pois alguns processos são ideais para metais grossos, e outros, para mais finos.
Encontre as melhores máquinas de solda na Loja do Mecânico
Para realizar os tipos de soldagem, você precisa de máquinas de qualidade que ofereçam um bom desempenho. Na Loja do Mecânico, há modelos para diferentes aplicações. Confira as opções na loja de quem faz e adquira o seu equipamento com as melhores condições do mercado.
Quem escreve
A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!