Dicas

Tipos de compressores: conheça 5 opções e veja qual é a melhor para sua necessidade

Existem diferentes tipos de compressores de ar usados para aumentar a pressão de um fluido — como gás, ar ou vapor — e alterar a temperatura do ar, provocando a refrigeração ou o aquecimento do espaço. Isso é muito útil em diversos ambientes industriais, comerciais e até domésticos.

Além de contribuírem para atingir a temperatura adequada, eles atuam no controle de processo, no fornecimento de energia pneumática, na movimentação de fluidos e no fornecimento de ar para vários equipamentos e ferramentas. A seguir, confira 5 opções de compressor para escolher o melhor em cada caso!

1 – Compressor de pistão

Também são conhecidos como compressores de êmbolo, os compressores de pistão são os modelos mais comuns no mercado. Eles usam um ou mais pistões em movimento alternado para comprimir o gás ou o ar e são muito comuns em ambientes comerciais e industriais.

Esse tipo pode ser dividido em duas principais categorias: compressores de êmbolo simples e de êmbolo duplo ou múltiplo. O primeiro possui somente um pistão que se movimenta para frente e para trás dentro do cilindro. Já o segundo contém dois ou mais pistões que se movem de forma sincronizada.

2 – Compressores scroll

Também chamados de compressores de espiral, os compressores scroll funcionam de forma rotativa e são muito usados em sistemas de ar-condicionado e refrigeração. Entre as vantagens deles, estão a confiabilidade, a operação silenciosa e a eficiência.

A estrutura é formada por dois elementos, um móvel e outro fixo, que se encaixam perfeitamente. A parte parada gira em torno do segmento em movimento, o que cria uma câmara de compressão em espiral. O resultado disso é a refrigeração do que está sendo aspirado ou a compressão do gás.

3 – Compressor centrifugo

Os turbocompressores, popularmente conhecidos como compressores centrífugos, são modelos dinâmicos que usam a energia cinética do fluido para aumentar a pressão. Eles são a escolha certa para locais que exigem alto fluxo e alta pressão.

Basicamente, ele é formado por um rotor giratório com lâminas curvadas, chamadas de paletes. Elas aceleram o gás ou o ar colocando-o na direção da saída. O ar entra no equipamento por meio de uma estrada central, conhecida como olhal, e é direcionado para o rotor, onde acontece a compressão.

4 – Compressor de palhetas

O compressor de palhetas usa o deslocamento positivo de palhetas rotativas para comprimir o gás ou ar. A estrutura básica dele é composta por um rotor com palhetas e uma carcaça cilíndrica interna. O rotor é acionado por um eixo central, normalmente por meio de um motor elétrico.

Entre os benefícios desse tipo, estão a operação suave, o tamanho compacto e o baixo ruído. Fora isso, esses modelos oferecem pressões relativamente altas em relação a outros compressores de deslocamento positivo. Porém, a capacidade de vazão, geralmente, é menor que a das outras opções.

5 – Compressor de parafuso rotativo

Chamado de compressor de duplo parafuso ou de parafusos rotativos, este modelo, assim como o anterior, usa o deslocamento positivo para comprimir o gás ou o ar. Ele possui dois parafusos, uma fêmea e outro macho, com perfis complementares. Os elementos são acionados por um motor e giram em direções opostas dentro do equipamento.

Esse compressor é usado em muitas aplicações, que incluem sistemas de ar comprimido industrial, processo de gás natural, sistema de vácuo, sistema de refrigeração e muito mais. Entre as vantagens dele, destacam-se a alta eficiência e a capacidade de atuar em cargas contínuas.

Cuidados com o compressor

Antes de adquirir o melhor tipo de compressor para sua necessidade, é preciso conferir a intensidade da energia do espaço que vai receber o equipamento. Isso porque, em locais onde a carga é fraca ou tem variações, os modelos mais indicados são os de alto torque de partida, que tendem a girar algo.

Após comprar o equipamento, também é preciso fazer algumas verificações periódicas. Vale lembrar que elas devem ser feitas por um profissional qualificado e experiente. De forma geral, as ações mais realizadas são:

  • conferir se os componentes elétricos estão em bom estado;
  • examinar se alguma bobina está queimada ou interrompida;
  • observar se as peças do compressor estão em boas condições e se o compressor está atingindo o nível de compressibilidade que precisa.

Loja do Mecânico: encontre os melhores compressores para o seu trabalho!

Na parte de ferramentas elétricas e máquinas da Loja do Mecânico, você encontra uma grande variedade de tipos de compressores de ar para escolher o que mais corresponde às suas necessidades. Veja modelos de motocompressores, parafusos, equipamentos odontológicos, manômetros e muito mais.

 

Loja do Mecânico

Recent Posts

Conheça as vantagens do consórcio da Loja do Mecânico e impulsione seu negócio

Quer descobrir a melhor forma de impulsionar o seu trabalho? Então, venha conhecer as vantagens…

1 mês ago

Como fazer um terrário? Dicas simples para iniciantes

Saber como fazer um terrário é mais do que uma habilidade de decoração. O processo…

2 meses ago

Como colocar prateleira com mão-francesa: passo a passo

Você sabe como colocar prateleira com mão-francesa? Já pensou que essa é uma forma inteligente…

2 meses ago

Como montar um armário: guia prático

O processo de mobiliar uma casa requer bastante planejamento. Muitas pessoas enfrentam dificuldades para aprender…

2 meses ago

Como usar podador de galhos? Veja dicas práticas para deixar o jardim bem-cuidado

A poda é fundamental para a saúde das plantas e estética do jardim. Ela melhora…

2 meses ago

Saiba como descobrir vazamento de água

Você sabe como descobrir vazamento de água? Esse recurso fundamental para a sobrevivência é muitas…

2 meses ago