Você já se perguntou quanto tempo um veículo pode ficar parado ligado? É comum ter algumas dúvidas sobre o funcionamento de um automóvel. Alguns cuidados são necessários para aumentar a vida útil.
Informações precisas sobre mecânica automotiva são muito importantes, principalmente para quem não é da área. No blog da Loja do Mecânico, você aprende quanto tempo um veículo pode ficar parado ligado e o que acontece nessa situação. Confira.
Um automóvel é composto por diversos sistemas e peças que precisam funcionar frequentemente. Deixar o carro parado ligado pode trazer uma série de consequências negativas que pesam no bolso. Abaixo, veja mais detalhes.
O motor do carro tem peças fundamentais para operar, como válvulas, vela de ignição, pistão, anéis de pistão, cilindros, biela, radiador, entre outras. Elas podem gastar e se deteriorar quando a máquina fica ligada por longos períodos sem o veículo se movimentar.
As consequências podem ser ainda piores se o veículo estiver em marcha lenta por muito tempo. Isso significa que nada está engatado no câmbio e, mesmo que o carro esteja sem andar, fica em modo de aceleração. Isso pode gerar danos ao motor, reduzindo a vida útil.
Saber quanto tempo um veículo pode ficar parado ligado também é importante para não desperdiçar gasolina ou álcool. Muitos motoristas, especialmente os que dirigem caminhões, deixam o motor funcionando ao carregar ou descarregar cargas. Porém, isso gasta mais combustível ainda.
Outros acham que é preciso aquecer o motor ao sair de casa pela manhã. Entretanto, essa ação não é necessária, visto que os carros modernos têm injeção eletrônica. Esse sistema oferece melhor rendimento e funcionalidade, inclusive, agilizando o processo de lubrificação.
Deixar o veículo parado ligado aumenta o gasto de combustível. Ele é consumido para manter o motor funcionando sem o carro se movimentar. Dependendo do automóvel, o consumo pode ser de 1,5 L a 3 L por hora.
As baterias automotivas podem descarregar quando o veículo fica parado com o motor ligado. A situação piora se o alternador não estiver gerando energia suficiente para alimentar o sistema elétrico e outros dispositivos do carro.
Nesse caso, o motorista pode ter dificuldades para ligar o carro e dar partida. Pode ser necessário recarregar a bateria ou, em algumas situações, substituí-la. Esse processo tem um custo alto dependendo do automóvel.
O processo de combustão emite gases poluentes no ar, principalmente se o veículo estiver em um local fechado. Essa ação aumenta os danos causados ao meio ambiente.
Outra questão para considerar quando o veículo está parado ligado é a segurança, principalmente em locais movimentados. Ele representa riscos de acidentes, tanto para as pessoas que estão no carro quanto para pedestres.
Agora, chegou o momento de saber quanto tempo um veículo pode ficar parado ligado. A resposta depende de alguns fatores, como a quantidade de bateria e de combustível disponível, bem como o tipo de automóvel.
Portanto, não há um tempo exato. Se o seu veículo já estiver apresentando falhas ou tiver pouco combustível, mantê-lo parado ligado pode ser ainda mais prejudicial. Como mencionado, a bateria de carro, o motor, o radiador, o alternador e alguns componentes elétricos podem desgastar rapidamente.
A longo prazo, a prática pode causar prejuízos materiais e financeiros. Então, sempre que possível, mantenha o motor do seu automóvel desligado para preservar os componentes.
Tem algum problema deixar o carro parado na garagem? Depende do tempo em que o veículo ficar sem funcionar. Se for por uma semana, não é ruim. Porém, se passar de um mês, já é considerado um longo período. Então, é necessário tomar alguns cuidados. Acompanhe a seguir.
Quando os pneus ficam por muito tempo em uma mesma posição, perdem a pressão e podem ficar deformados. A primeira coisa a fazer é calibrá-los com 20% a mais de pressão ou conforme a orientação do fabricante.
Quando o carro fica parado por muito tempo, a composição do óleo pode ser alterada. Por isso, além de verificar a data de validade do produto, é preciso conferir o nível do componente em todo o sistema.
Para evitar a deterioração do combustível comum, é importante ligar o motor do carro periodicamente. O recomendado é uma vez por semana durante 20 minutos. Lembre-se de sempre fazer isso em locais abertos. Em ambientes fechados, os gases do escapamento acumulados podem causar riscos à saúde.
Em uso, uma bateria dura cerca de três anos. Porém, quando o veículo fica muito tempo parado, ela pode descarregar rapidamente. Para aumentar a durabilidade, ligue o motor do carro com frequência.
Agora que você sabe quanto tempo um veículo pode ficar parado ligado, é só se atentar para preservar a vida útil dos componentes. Aproveite e confira os acessórios automotivos na Loja do Mecânico e faça a manutenção preventiva do seu carro na loja de quem faz.
Quer descobrir a melhor forma de impulsionar o seu trabalho? Então, venha conhecer as vantagens…
Saber como fazer um terrário é mais do que uma habilidade de decoração. O processo…
Você sabe como colocar prateleira com mão-francesa? Já pensou que essa é uma forma inteligente…
O processo de mobiliar uma casa requer bastante planejamento. Muitas pessoas enfrentam dificuldades para aprender…
A poda é fundamental para a saúde das plantas e estética do jardim. Ela melhora…
Você sabe como descobrir vazamento de água? Esse recurso fundamental para a sobrevivência é muitas…