Você sabe qual é a diferença entre solda MIG e MAG? Essa dúvida é muito comum até entre as pessoas que atuam com soldagens, como serralheiros, mecânicos e outros profissionais.
Se quer saber o que muda de uma para outra, confira este artigo. Aqui, você entende a diferença entre solda MIG e MAG, como elas funcionam e quais vantagens oferecem durante a soldagem. Saiba mais!
A soldagem MIG (metal inerte gás) é feita por arco elétrico, a partir da aplicação de gás inerte, uma substância não reativa a materiais do cordão de solda, como hélio e argon, para criar um fio regular em alguma estrutura metálica.
A solda MIG é indicada para trabalhos de produção e reparo em peças de titânio, alumínio ou cobre. Ela pode ser usada para restaurar grades e divisórias, tubulações, tanques, válvulas, entre outros objetos.
Diferente da MIG, a solda MAG (metal active gas) conta com a aplicação de gás ativo, como dióxido de carbono. Ela é recomendada para aços em inox ou CO2, como barras, chapas, sistemas de exaustão de veículos, entre outros.
O processo de alteração ou união de materiais por meio desse tipo de solda pode ser realizado combinando dois ou três tipos de gases, como hélio, argônio e CO2.
Resumidamente, a única diferença entre solda MIG e MAG é o tipo de gás usado no momento da aplicação. Atualmente, esses procedimentos são muito aceitos, devido aos benefícios que proporcionam à indústria.
Agora que você sabe a diferença entre solda MIG e MAG, veja alguns materiais específicos para uso durante a aplicação. Eles permitem um processo rápido e preciso, garantindo excelente qualidade nas operações.
Os equipamentos para os dois métodos de soldadura são: máquina de solda (transformador), arame, alimentador de arame, tocha, cilindro de gás e garra negativa.
O processo de soldagem MIG e MAG conta com quatro modos de transferência. Eles podem variar de um tipo para outro, conforme as características dos objetos que receberão a aplicação. Veja quais são eles!
A transferência por curto-circuito ocorre em processos de soldagem MAG com um pequeno arco, ou seja, com valores menores de tensão. Nesse modo, o eletrodo atua de forma contínua, entre 20 ou 200 toques por segundo, na peça de metal-base, provocando a alteração do objeto.
A globular é parecida com a passagem por curto-circuito, além de acontecer apenas em soldagens MAG. Contudo, ela proporciona energia maior durante o procedimento.
Nesse tipo, ocorre a transferência de gotas maiores que o diâmetro do eletrodo por meio de radiações irregulares. Durante o processo, é comum a formação de respingos. Isso acontece porque o arco fica levemente instável. Com isso, a força eletromagnética faz com que as partículas sejam lançadas na direção contrária ao funcionamento do arco.
Esse tipo de passagem acontece em processos de soldadura MIG e MAG. Nele, as gotas de metal diminuem conforme a carga se intensifica. Com isso, as partículas ficam inferiores à abertura do eletrodo.
A transferência por spray acontece a partir de altas velocidades, sempre em graus superiores de tensão à corrente de transição, formando densidade. Esse processo provoca poucos respingos e excelente colocação.
A passagem por pulsada também é considerada uma forma de transferência por spray. No entanto, ela é realizada em grau abaixo de energia em comparação ao convencional.
Nela, as gotas de metal são transferidas por meio do arco e controladas por um sistema de solda via softwares ou programas específicos para esse tipo de processo.
As soldagens MIG ou MAG sempre foram bem-avaliadas pelas indústrias. No entanto, por causa dos custos elevados, elas não eram tão utilizadas nas operações há alguns anos.
Hoje, por outro lado, muitos segmentos industriais adotam esses métodos para os processos de produção, já que os gases de proteção se tornaram mais acessíveis.
As empresas que usam as soldagens MIG e MAG nos processos observam diversas vantagens, como maior velocidade, melhor rendimento, aumento da produtividade, pouca fumaça e poucas escórias.
Agora, você sabe a diferença entre solda MIG e MAG. Confira as máquinas na Loja do Mecânico para garantir mais qualidade e precisão para os seus serviços. Conhecida como a loja de quem faz, ela conta com ferramentas para serviços industriais, mecânicos, construção civil, entre outros, oferecendo as melhores opções para cada segmento.
Que tal ficar por dentro das novidades por meio dos artigos do blog da Loja do Mecânico? Veja os materiais disponíveis para tirar suas dúvidas sobre ferramentas, materiais para uso e dicas de como fazer.
Quer descobrir a melhor forma de impulsionar o seu trabalho? Então, venha conhecer as vantagens…
Saber como fazer um terrário é mais do que uma habilidade de decoração. O processo…
Você sabe como colocar prateleira com mão-francesa? Já pensou que essa é uma forma inteligente…
O processo de mobiliar uma casa requer bastante planejamento. Muitas pessoas enfrentam dificuldades para aprender…
A poda é fundamental para a saúde das plantas e estética do jardim. Ela melhora…
Você sabe como descobrir vazamento de água? Esse recurso fundamental para a sobrevivência é muitas…