Se você já trabalha ou está pensando em começar a atuar no ramo da soldagem, é muito importante entender a diferença entre a solda MIG e TIG. Afinal, apesar de ambas envolverem o processo de fusão de metais, elas se diferenciam em relação às técnicas, equipamentos e aplicações.
Normalmente, a solda MIG e TIG são usadas para soldagem de diferentes tipos de metais usados em ambientes industriais. Por isso, é importante compreender as características de cada uma delas. Para te ajudar, a Loja do Mecânico preparou este conteúdo com informações e dicas para escolher a opção que melhor se adequa à sua necessidade.
Para entender as diferenças entre a solda MIG e TIG, é preciso ter em mente que a MIG é mais rápida e, por isso, é a melhor escolha para trabalhos que precisam ser feitos em menos tempo.
Já a TIG conta com maior controle de qualidade, sendo a opção certa para procedimentos que exigem estética e alta precisão. A seguir, você confere mais detalhes.
Uma das principais distinções entre a soldagem MIG e a TIG é a técnica. Isso porque enquanto na solda MIG o arame é nutrido por um gatilho na tocha, na TIG, com uma mão, é usada uma vareta para alimentar a solda e, na outra, fica a tocha.
Em termos de dificuldade, a solda TIG é considerada mais complicada, já que exige mais atenção e agilidade do soldador. Se você é iniciante, a dica é começar pela MIG, já que a técnica é mais fácil.
Para peças ou metais com menor espessura, o método de soldagem TIG é o mais indicado. Já para soldar superfícies ou materiais mais grossos rapidamente, a solda MIG é a escolha certa.
A solda TIG é melhor para projetos que exigem detalhes, além de ser recomendada para atividades que precisam de soldagens pontuais. Já a MIG, é a melhor escolha para trabalhos maiores com peças grandes, que precisam de muita soldadura.
Agora que você já conhece as principais diferenças entre a solda MIG e a TIG, que tal descobrir como escolher o melhor processo para o seu trabalho? A seguir, separamos algumas situações para cada técnica.
A solda TIG é um processo manual que usa um eletrodo tungstênio não consumível para criar um arco elétrico. A técnica pode ser usada em diferentes metais, como aços, alumínio, ligas especiais e cobre. Seu processo também é limpo, ficando livre de escória e com poucas salpicaduras. Veja em quais projetos usar:
A solda MIG é uma forma de soldagem semiautomática e automatizada. Por ser eficiente e rápida, ela permite altas taxas de deposição do metal. Com alta velocidade e produtividade, o equipamento também é mais econômico e acessível comparado à TIG. Confira alguns projetos em que a soldagem pode ser últi:
Agora que você descobriu a diferença entre solda MIG e TIG, já sabe qual vai escolher? Então, aproveite para conferir as máquinas da Loja do Mecânico. No nosso site, você encontra modelos inversores, bivolt, de corte de plasma, multifuncional e muito mais. Explore agora mesmo!
Quer descobrir a melhor forma de impulsionar o seu trabalho? Então, venha conhecer as vantagens…
Saber como fazer um terrário é mais do que uma habilidade de decoração. O processo…
Você sabe como colocar prateleira com mão-francesa? Já pensou que essa é uma forma inteligente…
O processo de mobiliar uma casa requer bastante planejamento. Muitas pessoas enfrentam dificuldades para aprender…
A poda é fundamental para a saúde das plantas e estética do jardim. Ela melhora…
Você sabe como descobrir vazamento de água? Esse recurso fundamental para a sobrevivência é muitas…