
Como trocar resistência de chuveiro de forma prática e segura
Nada mais desconfortável do que estar atrasado para um compromisso, precisar tomar um banho e a água sair fria. Por isso, é importante saber como trocar resistência de chuveiro.
Se você tiver esse conhecimento, vai conseguir resolver esse problema facilmente, sem precisar chamar um especialista. O blog da Loja do Mecânico ensina como trocar resistência de chuveiro para livrar você dessa complicação. Confira.
Por que a resistência do chuveiro queima?
Antes de aprender como colocar a resistência no chuveiro, é válido entender o que pode danificar a peça. Desse modo, será mais fácil prevenir o problema, evitando substituir o item com tanta frequência.
Pressão da água
A pressão da água inadequada pode danificar a resistência com maior frequência e até mesmo inutilizar o chuveiro elétrico. Se ela estiver abaixo dos níveis indicados, gera superaquecimento. Por outro lado, se for muito forte, sobrecarrega a peça, provocando curto-circuito.
Choque térmico
Como a água fica mais gelada em dias frios, pode ocasionar um choque térmico com a resistência de chuveiro e queimar a peça. Para evitar que isso aconteça, é importante ligar o aparelho na temperatura morna e só depois alterar para a quente.
Oscilação de energia
As oscilações na rede elétrica, principalmente as sobrecargas constantes, danificam a resistência. Por essa razão, é fundamental que a instalação seja feita corretamente. Sempre confira os disjuntores e a fiação elétrica, que pode estar desencapada ou solta.
Qualidade da água
Você sabia que pode ser necessário trocar a resistência do chuveiro devido à qualidade da água? Sim, quando o líquido está com altos níveis de cálcio, magnésio e outros elementos acumulados, reduz a eficiência da peça. Com o tempo, ela pode queimar.
Resistência imprópria
Escolher uma resistência adequada é fundamental para evitar manutenções corretivas constantes. Então, sempre adquira produtos originais da mesma marca do chuveiro elétrico, além de considerar a potência e a voltagem do aparelho.
Ferramentas para trocar a resistência do chuveiro
Para aprender como trocar resistência de chuveiro, é preciso saber quais as ferramentas e materiais ter em mãos. Além de uma nova peça, conforme a marca e o modelo do chuveiro, será necessário usar:
- escada;
- chave de fenda;
- escova para limpeza;
- alicate;
- lixa pequena.
Além disso, é preciso pensar na segurança. Na hora da manutenção, sempre use um calçado de borracha. Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são essenciais para evitar potenciais cargas elétricas.
Afinal, como trocar resistência de chuveiro?
Com os materiais e as ferramentas separadas, chegou o momento de aprender como botar a resistência no chuveiro. Seguindo as orientações, você poderá fazer isso com praticidade e segurança. Veja a seguir.
1 – Desligue o disjuntor
O primeiro passo é desligar o disjuntor para cortar a energia do chuveiro e evitar choques elétricos. Na maioria das instalações, esse dispositivo fica em uma caixa próxima ao banheiro. Porém, dependendo do projeto, ele pode ficar direto no quadro geral de distribuição de energia da residência.
2 – Desmonte o chuveiro
Suba em uma escada firme e resistente para desmontar o chuveiro, desconectando os fios. Remova a tampa do aparelho, mas tome cuidado para não danificar a borracha de vedação. Se ela ficar prejudicada, pode ficar vazando posteriormente.
3 – Faça a limpeza da câmara
Aproveite que você está aprendendo como trocar resistência de chuveiro e faça a limpeza da câmara também. Para isso, use uma escova e uma lixa, mas não esqueça de desentupir os furos com uma agulha. Muitas vezes, a sujeira acumulada impede a saída da água.
4 – Remova a resistência antiga
Antes de remover o item danificado, observe a posição em que ele estava ou tire uma foto para não esquecer. Então, com o alicate, retire a peça e insira a nova no mesmo lugar.
5 – Monte o chuveiro e ligue
Monte o chuveiro e conecte os fios novamente. Antes de ativar o disjuntor, será necessário ligar o equipamento e deixar a água gelada descer por alguns segundos. Isso é importante para o ar sair e não estragar a nova resistência.
6 – Ligue o disjuntor
Após esse processo, ligue o disjuntor e faça os testes necessários. Então, mude a chave para a temperatura morna e, depois, para a quente. Assim, o seu chuveiro já estará pronto para uso.
Cuidados importantes para trocar resistência de chuveiro
Mexer com energia elétrica é muito arriscado, por isso, embora a troca da resistência seja um procedimento simples, é preciso ter cuidado. Antes de fazer essa tarefa, seque bem o banheiro.
Outro ponto de atenção é sempre utilizar resistências originais e de qualidade conforme as normas de segurança da ABNT. Além de aumentar a durabilidade, isso evita acidentes.
Vale a pena enfatizar a importância de usar calçados emborrachados para evitar o contato com o chão. Jamais faça a manutenção do chuveiro elétrico descalço, pois isso aumenta o risco de choque.
Adquira as ferramentas necessárias na Loja do Mecânico
Viu como trocar resistência de chuveiro não é tão complicado assim? Na loja do Mecânico, você encontra as ferramentas e os materiais necessários. Se precisar trocar o aparelho, procure as opções de chuveiro elétrico e eletrônico de alta qualidade. Confira no site e aproveite.
Quem escreve
A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!