Como trocar o mandril da furadeira em passos simples
Saber como trocar o mandril da furadeira faz toda a diferença para mantê-la funcionando adequadamente. Essa é uma das principais ferramentas utilizadas na rotina de trabalho de vários profissionais, portanto, é ideal saber fazer a manutenção do item.
Você sabe como retirar o mandril da furadeira para fazer a troca? O blog da Loja do Mecânico explica os principais tipos do acessório e ensina como fazer esse procedimento. Confira.
O que é e para que serve o mandril?
Antes de aprender como trocar o mandril da furadeira, é válido saber mais sobre esse acessório. A peça é multifuncional, servindo, principalmente, para acoplar as brocas para realizar a perfuração de diferentes tipos de materiais.
Porém, a versatilidade do mandril não para por aí. Ele também comporta acessórios com a função de aparafusamento. Com ele, não é necessário ter uma parafusadeira para executar esse trabalho.
Tipos de mandril para furadeira
Basicamente, existem dois tipos de mandril mais comuns projetados para atender a necessidades específicas e facilitar o dia a dia dos profissionais. Abaixo, veja mais detalhes.
Mandril de aperto com chave
Esse tipo de mandril de furadeira é o mais popular, usado na maioria dos equipamentos. Para acoplar e remover as brocas, é preciso utilizar uma chave, que normalmente vem com a ferramenta.
Mandril de aperto rápido
Diferentemente do modelo anterior, o mandril de aperto rápido não necessita de uma chave para apertar ou soltar as brocas. Esse procedimento pode ser feito somente com as mãos, garantindo mais praticidade ao manusear a furadeira.
Como trocar o mandril de furadeira: passo a passo
Afinal, como trocar o mandril da furadeira? Agora que você já sabe mais sobre o acessório, pode aprender como substituí-lo quando precisar. A seguir, acompanhe duas formas de fazer isso.
Sem abrir a furadeira
Antes de mais nada, é preciso aprender como soltar o mandril da furadeira. Para isso, insira uma chave allen no centro da ferramenta e gire um pouco até ela ficar presa.
Depois, pegue a chave do mandril, insira em cada orifício da peça e gire em sentido horário. Esse processo é importante para dividir a compressão nas castanhas e não forçar, evitando danificar o item.
Em seguida, segure a furadeira firmemente e, com um martelo, bata na ponta da chave allen em sentido anti-horário. Feito isso, o mandril já estará solto: é só rosquear com a mão e retirar a peça.
Agora, pegue a peça nova e rosqueie na furadeira com a mão em sentido horário. Introduza a chave allen no centro do mandril, trave e, com a chave dele, aperte os três furos no item.
Para finalizar, bata o martelo na ponta da chave allen, agora no sentido horário para girar a peça. Pronto, você já sabe como trocar o mandril da furadeira sem a necessidade de abrir a ferramenta!
Com a furadeira aberta
Em algumas situações, o mandril pode ficar travado, principalmente, quando está enferrujado ou com os dentes desgastados. Nesse caso, será preciso abrir a furadeira para trocar o acessório.
Para isso, remova os parafusos com uma parafusadeira e retire o eixo com a engrenagem. A próxima etapa é colocar uma proteção de borracha em cima de um torno, encaixar a parte da engrenagem e travar a furadeira.
Com um alicate de pressão, aperte a extremidade do mandril e puxe para baixo. Em seguida, é só rosquear a peça, retirando-a da engrenagem. Agora, é só substituir o mandril e parafusar a furadeira.
Quando trocar o mandril?
Apesar de o mandril original ser uma peça durável, pode apresentar, com o tempo, alguns sinais de desgaste. É possível observar que o acessório trava devido ao surgimento de ferrugem, por exemplo. Tudo isso prejudica o desempenho da furadeira.
Outro sinal visível é o desgaste nos dentes da peça e da chave de abertura e fechamento. Se você também notar que o acessório está empenado ou fazendo muito barulho, saiba que está na hora de substituir.
Dicas extras para trocar o mandril da furadeira
Com algumas recomendações básicas, fica ainda mais fácil aprender como substituir o mandril de furadeira com praticidade. Anote as dicas a seguir e coloque em prática.
Lubrifique o mandril
Antes de fazer a troca do mandril, lubrifique-o com óleo desengripante. Como ele fica rosqueado por muito tempo, é comum que fique emperrado. Com o produto, fica mais fácil remover o acessório.
Não force a peça
Sempre respeite o sentido de rosqueamento da peça. Além disso, quando for fazer a substituição, não precisa apertar a nova com muita força. Toda vez que você for usar a furadeira, o acessório fará esse processo sozinho.
Use um mandril de qualidade
Escolha um mandril compatível com a abertura da furadeira. Normalmente, os tamanhos são de ⅜ e ½. Além disso, preste atenção ao encaixe, que corresponde a números ou letras, como 2, 18, 24, B e J. Por fim, para maior segurança, sempre compre produtos originais de qualidade.
Os melhores mandris estão na Loja do Mecânico
Agora que você aprendeu como trocar o mandril da furadeira, que tal adquirir uma peça nova na Loja do Mecânico? No catálogo, você encontra modelos com aperto rápido ou com chave. Adquira o seu acessório à vista no departamento de ferramentas em geral e ganhe um desconto especial.
Quem escreve
A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!