Como saber se o carro precisa de alinhamento? Essa é uma dúvida muito comum entre os motoristas. Manter as rodas alinhadas é superimportante para garantir não somente a segurança, mas também a durabilidade dos pneus e o desempenho do veículo. Continue a leitura para entender melhor esse procedimento.
Com este passo a passo, você saberá tudo o que precisa sobre alinhamento automotivo. Esse aprendizado é extremamente útil para aplicar no dia a dia, ganhar mais autoridade e conquistar clientes. Saiba mais!
O alinhamento de veículo é um procedimento básico para que o automóvel desempenhe seu rendimento e garanta a segurança tanto do motorista quanto dos passageiros.
Esse processo, também conhecido como alinhamento de rodas, consiste em corrigir a posição das rodas para que elas fiquem sincronizadas e regulares. Esse ajuste permite que o automóvel permaneça estável, possibilitando uma condução com mais controle e tranquilidade.
Existem alguns fatores de como saber se o carro precisa de alinhamento. O tremor é um indicativo claro de que o carro precisa desse tipo de manutenção. A dificuldade de controle da direção também é um sinal, principalmente em situações em que ele realiza movimentos imprevistos, como se estivesse “puxando para o lado”.
Ainda, é indicado que o automóvel seja alinhado a cada 10 ou 12 mil km rodados, visto que essa quilometragem é suficiente para causar desalinhamento e outros desgastes no carro, ou quando há acidentes e colisões com o automóvel.
É importante conhecer as diferenças entre alinhamento e balanceamento de carro. Enquanto o primeiro diz respeito às correções das rodas, o segundo distribui o peso destas de modo uniforme, a fim de prevenir vibrações e garantir o conforto do motorista. É importante destacar que não é obrigatório fazer esses dois procedimentos em conjunto.
Agora que você entendeu como saber se o carro precisa de alinhamento, é importante ter em mente os benefícios que esse procedimento traz para o automóvel e o motorista. Confira:
Além de como saber se o carro precisa de alinhamento, você precisa conhecer os ângulos de suspensão, que fazem parte dessa prática. Entre eles, estão a cambagem, o caster, a convergência e divergência.
É feita quando o ângulo da roda está negativo. Ou seja: trata-se de uma condição em que os pneus estão direcionados para fora do veículo, promovendo um desgaste acelerado no seu interior.
Por outro lado, quando o ângulo está positivo, os pneus ficam voltados para o exterior do carro. Assim, com as rodas “fechadas”, há um gasto mais rápido do exterior da banda de rodagem.
Caster é outro procedimento aplicado para alinhar um automóvel. Ele está relacionado à sustentação do carro e tem como objetivo proporcionar estabilidade e melhor direção ao veículo.
Para entender melhor sobre esse processo, é importante saber do que se trata o pivô, um equipamento que serve como ponto de referência para o posicionamento adequado da roda em relação ao eixo, na posição vertical.
Imagine o centro da roda de um automóvel. Agora, pense na parte superior da base, que oferece sustentação ao carro — instalada no cofre do motor. Com essas duas referências, considere uma linha reta, que vai da suspensão do veículo até o chão.
Assim, quando o pivô estiver posicionado para trás da linha de referência, o caster será positivo, gerando aumento de estabilidade, mas com a direção do veículo pesada. Em contrapartida, se o pino-rei estiver localizado na parte da frente da base, ele será negativo, provocando baixa estabilidade, porém com o comando leve.
A convergência e a divergência servem para medir a distância entre a parte da frente e a parte de trás das rodas e pneus. A primeira significa o fechamento das rodas dianteiras em direção ao centro do carro. Já a segunda é o inverso: elas direcionam para o lado de fora. Com isso, o alinhamento é realizado para ajustar o carro e diminuir o desgaste do pneu, principalmente durante a frenagem.
Antes de iniciar o alinhamento do automóvel, é preciso utilizar o balanceador para identificar os pontos com desnível ou com excesso de peso. Para isso, cargas são inseridas nas partes interna e externa da roda, para que o volume seja contrabalanceado no momento em que ela gira.
É necessário medir os ângulos de suspensão e o desalinhamento das rodas por meio de alinhadores. Atualmente, há 3 tipos desse equipamento. Veja as características e diferenças de cada um:
A angulagem precisa estar nos níveis especificados pelo fabricante do equipamento. Caso ela esteja fora da recomendação, será necessário fazer o ajuste da inclinação. Depois de concluir, você pode fazer o teste dirigindo o automóvel para avaliar o desempenho do carro após o alinhamento. Viu só a facilidade de como alinhar uma roda do carro?
Agora que você entendeu como saber se o carro precisa de alinhamento, o que acha de conferir os equipamentos para realizar esse procedimento? A Loja do Mecânico é a loja de quem faz, sendo a maior fornecedora de máquinas e ferramentas da América-Latina. Confira os produtos!
Quer descobrir a melhor forma de impulsionar o seu trabalho? Então, venha conhecer as vantagens…
Saber como fazer um terrário é mais do que uma habilidade de decoração. O processo…
Você sabe como colocar prateleira com mão-francesa? Já pensou que essa é uma forma inteligente…
O processo de mobiliar uma casa requer bastante planejamento. Muitas pessoas enfrentam dificuldades para aprender…
A poda é fundamental para a saúde das plantas e estética do jardim. Ela melhora…
Você sabe como descobrir vazamento de água? Esse recurso fundamental para a sobrevivência é muitas…