Entenda como funciona compressor de ar
Você sabe como funciona compressor de ar? Esse equipamento pneumático é muito versátil, podendo ser usado na indústria, na construção civil e até mesmo em aplicações domésticas.
Essa máquina opera da seguinte maneira: primeiro, suga o ar do ambiente e, em seguida, aumenta a pressão dele para comprimi-lo — essa é a principal fonte de energia pneumática. Continue a leitura para saber como funciona compressor de ar e quais são os principais tipos.
Quais são os principais tipos de compressores?
Quem quer descobrir o que é compressor de ar e para que ele serve, precisa saber que existem vários modelos desse tipo de equipamento. Confira a seguir os principais:
- compressor de pistão: é composto por pistões que ficam dentro de cilindros fechados;
- compressor de parafuso: tem rotores helicoidais que se encaixam para comprimir o ar;
- compressor de lóbulos rotativos: emprega os lóbulos rotativos para deixar o ar comprimido;
- compressor centrÃfugo: comprime o ar por meio da rotação de um impulsor;
- compressor de diafragma: é composto por diafragmas flexÃveis capazes de comprimir o ar;
- compressor de palhetas: tem várias palhetas que se movem para deixar o ar comprimido.
Quais são os principais componentes dos compressores?
Os componentes dos compressores podem variar um pouco de um modelo para o outro. Contudo, alguns dispositivos são comuns em todos os equipamentos desse tipo. São eles:
- filtro de ar;
- reservatório de ar;
- motor;
- manômetro;
- pressostato;
- visor de óleo.
- dreno e plug de óleo;
- registro.
Como os compressores funcionam?
Essas máquinas operam transformando o ar do ambiente em conteúdo comprimido para gerar energia pneumática. Cada modelo faz isso de uma determinada forma. Veja abaixo como os principais tipos de compressores de ar funcionam.
Compressor de pistão
Quem tem dúvidas sobre como funciona um compressor de ar de pistão, precisa saber que esse equipamento capta o ar do ambiente e direciona-o para a câmara de compressão. Nesse local, começa a movimentação dos pistões de cima para baixo para comprimir o ar.
O ar comprimido é armazenado em um reservatório. Alguns modelos de compressor de pistão têm um regulador de pressão para ajustá-la corretamente antes de liberar o conteúdo para fora do equipamento.
Compressor de parafuso
Se você quer descobrir como funciona compressor de ar desse tipo, saiba que esse equipamento utiliza dois parafusos para operar. Eles são chamados de rotores helicoidais e encaixam-se perfeitamente.
Quando esse aparelho é ligado, os rotores começam a girar em direções opostas, fazendo com que o ar seja comprimido. Para evitar o aquecimento durante o processo, o equipamento tem um sistema de resfriamento.
Após ser comprimido, o ar é direcionado para fora do aparelho por meio de uma válvula de saÃda. Entre os benefÃcios desse tipo de compressor, é possÃvel citar que ele é mais silencioso e tende a sofrer menos desgaste.
Compressor centrÃfugo
O compressor centrÃfugo funciona da seguinte forma: ele suga o ar do ambiente e leva-o para a câmara de compressão. Então, o rotor, que é uma roda com pás curvas, é impulsionado e começa a girar rapidamente, criando uma força oposta ao centro.
Essa força centrÃfuga faz com que o ar seja empurrado para as paredes do equipamento, aumentando a pressão dele. Assim, ele é comprimido. Após a finalização do processo, ele pode ser levado para um reservatório ou direcionado para a saÃda do aparelho.
Compressor de palhetas
Como funciona compressor de ar de palhetas? Ele é muito simples. Quando o motor é acionado, as peças começam a girar e são pressionadas contra a parede do estator.
Quando a distância entre o rotor e o estator aumenta, o ar é aspirado. As palhetas, então, movem-se para dentro e para fora, comprimindo o ar. Esse tipo de compressor é muito utilizado em sistemas de refrigeração.
Onde os compressores são usados?
Agora que você já conhece os tipos de compressores de ar, precisa saber onde esses equipamentos são usados. Como esses aparelhos são muito versáteis, podem ser empregados em diversas aplicações.
Afinal, para que serve um compressor de ar? Ele é muito útil para alimentar ferramentas pneumáticas, como parafusadeiras e pistolas, por exemplo. Esses aparelhos podem ser utilizados em indústrias de diferentes setores, em oficinas e na construção civil.
O compressor de ar também pode ser utilizado em postos de gasolina para calibrar pneus, ou em marcenarias para alimentar os grampeadores pneumáticos. Além disso, esse equipamento pode ser usado em sistemas de ar-condicionado e em linhas de montagem em fábricas.
Até mesmo os consultórios odontológicos podem usufruir dos benefÃcios desse equipamento. Nesses locais, vários dispositivos usados pelos dentistas, como o sugador e o micromotor, precisam do ar comprimido para funcionar.
Na Loja do Mecânico, você encontra o melhor compressor de ar
Saber como funciona compressor de ar é fundamental para quem trabalha com ferramentas pneumáticas e com sistemas de refrigeração. Se esse é o seu caso, visite o site da Loja do Mecânico, a maior loja de máquinas e ferramentas elétricas da América Latina, e adquira agora mesmo o seu equipamento.
Quem escreve
A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!