Você sabe como fazer um cimento queimado? Se ainda não, entenda mais sobre esse procedimento e confira a importância dele para garantir um ambiente mais moderno e sofisticado.
Quando se ouve cimento queimado, é comum imaginar um material preparado no fogo. No entanto, ele nada mais é do que uma argamassa preparada no espaço onde será aplicada, a partir de uma combinação de água, areia e cimento. Além disso, pode receber outros aditivos, a fim de proporcionar melhor aderência.
Ela tem esse nome porque passa pelo processo de “queima”, um procedimento em que o pó do cimento é distribuído em cima da massa fresca. Em seguida, essa massa é usada para nivelar o solo ou até mesmo a parede.
Atualmente, esse tipo de cimento é usado em diversos projetos de decoração e construção civil. Isso se deve à sua versatilidade, podendo ser aplicado em diversos ambientes, além de ser durável, difícil de quebrar, resistente à abrasão e fácil de limpar.
Há dois tipos de cimento queimado. Um deles é o branco, mais indicado para aqueles que preferem um ambiente sério e sofisticado. Para criar essa aparência, é necessário acrescentar granito ou pó de mármore à combinação.
Esse tipo de cimento é versátil. Com ele, é possível criar um piso ou parede de cimento queimado. A rigidez e a durabilidade também são características desse material resistente a manchas e riscos.
Além do cimento do tipo queimado branco, existe a opção colorida. Ela é obtida a partir de um técnico que utiliza pigmentações coloridas. Essa combinação é sugerida para quem aprecia ambientes mais ousados e alegres.
Assim como os cimentos queimados brancos, os coloridos são resistentes a manchas. Eles também oferecem a possibilidade de combinação com vários elementos e decorações. Você quer saber como fazer um cimento queimado? Antes de aprender esse procedimento, veja como se preparar para a tarefa.
Antes de saber como fazer um cimento queimado para o piso ou para a parede, é importante entender como se preparar para essa tarefa. Afinal, você precisa ter segurança e escolher os produtos e materiais certos para essa atividade.
Entre as ferramentas para realizar o cimento do tipo queimado, a espátula é fundamental, uma vez que será utilizada para aplicar a massa na superfície. As lixas também são importantes para deixar a área uniforme após a realização da tarefa. Outros equipamentos essenciais são:
Além desses materiais, os equipamentos de proteção individual (EPIs) são de grande importância. Para essa tarefa, o ideal é usar luvas, óculos, botina de bico duro e avental.
A preparação do ambiente geralmente é simples. Primeiro, é indicado fazer uma boa limpeza ou lavar o lugar para remover a sujeira, afinal, um local sujo pode atrapalhar o acabamento.
Em seguida, você pode nivelar o piso, corrigindo as imperfeições do solo. Isso pode ser feito com uma lixadeira. Se possível, use uma lixadeira elétrica, uma vez que ela agiliza e oferece mais precisão ao processo. A seguir, você pode conferir como fazer um cimento queimado.
Primeiro, você pode conferir como fazer um piso de cimento queimado. Em seguida, é possível ver o passo a passo para realizar esse procedimento em uma parede.
Durante a preparação da mistura, você precisa definir a quantidade de cimento e areia que usará na combinação. Aconselha-se usar uma pá de cimento para cada três pás de areia.
Após determinar a quantidade, inicie a preparação. Então, misture os ingredientes em um recipiente apropriado e incorpore água até a combinação ficar consistente e fácil de mexer. É importante que a mistura não adquira um aspecto muito líquido.
Em seguida, caso deseje um cimento colorido, utilize corantes ou pigmentos da tonalidade de sua preferência e distribua uniformemente sobre a mistura. Para cimentos brancos, use pó de mármore ou granito.
Aplique a resina acrílica no solo que receberá o cimento, a fim de proporcionar uma melhor aderência ao material que será colocado. Recomenda-se que ela seja espalhada no chão, com uma espátula, no mínimo duas vezes. Essa quantidade é necessária para corrigir os defeitos do piso.
Depois, você pode passar o cimento queimado no chão. Nessa etapa, é importante aplicar a argamassa, deixando uma densidade de mais ou menos 3 cm, além de distribuí-la em toda a área com uma colher de pedreiro.
Depois que a mistura secar, é possível finalizar o procedimento, aplicando novamente a resina acrílica. Vale usar um rolo de tinta com espessura de 6 cm. Uma dica é encerar o chão com um mop. Agora você sabe como aplicar cimento queimado.
Veja agora como aplicar cimento queimado na parede. Nesse caso, é aconselhável usar tintas feitas para isso. O processo é simples: primeiro, prepare a superfície da mesma forma que no passo a passo para realizações no piso.
Depois, aplique a primeira demão utilizando uma desempenadeira e aguarde o período recomendado pelo fabricante. Depois, passe a segunda demão e, caso haja a necessidade, a terceira. Para concluir, utilize uma lixa para nivelar a superfície.
Agora que você sabe como fazer um cimento queimado, que tal conferir os materiais para realizar essa mistura na Loja do Mecânico? No blog, você encontra conteúdos explicando o passo a passo de outros procedimentos, além de dicas sobre máquinas e ferramentas.
Você sabe o que é chave de torque e como ela pode impactar diretamente a…
Precisa aprender como usar máquina de rebitador para facilitar o trabalho de unir materiais sem…
Você está em dúvidas sobre como instalar conector de porcelana no chuveiro? Esta peça é…
Quer saber como fazer estante para ter um objeto funcional e decorativo? Além de oferecer…
Você sabe o que é bigorna? Essa é uma ferramenta que oferece uma superfície sólida…
Para realizar medições em circuitos elétricos, entender como funciona o alicate amperímetro é fundamental para…