A rosa é uma das flores mais populares que existem. Podendo ser encontrada em diferentes cores, ela deixa o jardim mais florido e alegre, além de exalar um aroma único. Pensando nisso, que tal saber como fazer muda de rosa e criar a flor na sua casa?
Ter a própria muda de rosa é uma tarefa simples que ajuda a deixar seu jardim mais florido. Além disso, é uma forma de reduzir custos, pois fazer mudas é mais econômico do que comprar uma já pronta, especialmente se houver uma rosa em seu jardim. Veja as principais dicas e o passo a passo a seguir!
Antes de ver como fazer muda de rosa, é importante ter todas as ferramentas para jardinagem necessárias, principalmente se você for iniciante. Você vai precisar de uma tesoura de poda afiada, um recipiente com água, frasco ou vidro transparente e um galho saudável de rosa. É a partir dele que você vai fazer a sua muda.
Também é interessante ter luvas de borracha, para não se machucar com os espinhos do galho. Por fim, é fundamental ter areia ou terra para fazer o substrato necessário para o desenvolvimento da flor. Com tudo isso em mãos, é hora de ver como plantar muda de rosa.
A seguir, você verá o passo a passo de como fazer muda de rosa e plantá-la em um recipiente apropriado. Lembre-se de que é fundamental ter paciência e cuidado para que a rosa cresça saudável e bonita.
Para saber como fazer muda de rosa com galho, o primeiro passo é selecionar um galho saudável da rosa-mãe, ou seja, daquela que você já tem em casa. Uma dica é escolher um galho que tenha mais ou menos a espessura de um lápis.
Com a ajuda da tesoura de poda, corte três estacas, de aproximadamente um palmo cada. Depois, retire as folhas, deixando apenas uma ou duas no topo para incentivar o crescimento das raízes e reduzir a perda de água.
Em seguida, é importante garantir um recipiente para colocar a muda. Pode ser uma garrafa PET ou uma caixa UHT (aquelas de leite, sabe?) cortada ao meio. Faça alguns furos no fundo para ajudar no escoamento da água da rega.
Sabia que também tem como fazer muda de rosa na água? Nesse caso, após cortar as estacas e remover as folhas, coloque a extremidade cortada do galho em um recipiente com água.
A próxima etapa no passo a passo de como fazer muda de rosa é preparar o substrato, ou seja, a terra usada para o plantio. Para isso, você pode usar substratos prontos ou preparar o seu, juntando materiais que vão servir como fonte de nutrientes e auxiliar na absorção da água da rega.
Nesse caso, você pode usar terra e adubo orgânico, como húmus de minhoca ou esterco. Outra opção é utilizar areia lavada. As estacas cortadas para fazer a muda devem ficar bem firmes no substrato.
Por fim, com a muda já plantada, é hora de se atentar à rega. No caso da rosa, a primeira rega deve ser feita em abundância, para que o substrato fique firme. Depois, regue novamente sempre que o substrato estiver seco – mas cuidado para não afogar a planta.
Agora que você já sabe como fazer muda de rosa, é importante conhecer alguns cuidados necessários. Alguns dos mais importantes são luminosidade ideal e frequência de rega quando trocar de vaso ou podar. Veja a seguir as dicas de como cuidar de muda de rosa:
Para as mudas crescerem saudáveis, elas precisam receber luz solar por, pelo menos, seis horas. No entanto, elas não sobrevivem às altas temperaturas; por isso, é interessante deixá-las no sol durante as primeiras horas do dia e no final da tarde. No restante do tempo, deixe-as em um local mais fresco.
No geral, a rega de uma muda de rosa deve ser feita duas vezes por semana, de maneira moderada para não encharcá-la. No entanto, essa frequência pode mudar conforme o clima local. Por isso, uma dica é ficar de olho no substrato: se estiver seco, é hora de regar; se ainda estiver úmido, espere mais um dia.
Quando a muda se desenvolve, ela pode começar a ficar grande demais para o recipiente onde foi plantada. Nesse momento, é hora de realizar a troca para um vaso ou jardim. Mas, afinal, como tirar a muda de rosa?
Primeiro, certifique-se de que as raízes estão grandes o suficiente para suportar a mudança de local. Depois de retirar a muda, faça um buraco na terra do vaso ou jardim e adicione a planta, cobrindo o local aberto com terra ou substrato.
Gostou das dicas? Então, continue acompanhando o blog da Loja do Mecânico para conferir mais dicas de jardinagem. Aproveite e conheça as marcas e opções de ferramentas para jardim para tornar seu hobby ou profissão ainda mais prático e funcional. Ao baixar o app, você ainda garante desconto com o cupom USEAPP.
Quer descobrir a melhor forma de impulsionar o seu trabalho? Então, venha conhecer as vantagens…
Saber como fazer um terrário é mais do que uma habilidade de decoração. O processo…
Você sabe como colocar prateleira com mão-francesa? Já pensou que essa é uma forma inteligente…
O processo de mobiliar uma casa requer bastante planejamento. Muitas pessoas enfrentam dificuldades para aprender…
A poda é fundamental para a saúde das plantas e estética do jardim. Ela melhora…
Você sabe como descobrir vazamento de água? Esse recurso fundamental para a sobrevivência é muitas…